segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Como juntar dinheiro para viajar?

Bonjour! Todos nós queremos/precisamos fazer aquela viagem, porém muitas vezes falta aquele dinheirinho no bolso para isso. Juntar não é nenhum mistério, apesar disto muitos de nós temos dificuldade de efetuar essa "missão". Eu mesma quebrei o porquinho da viagem inúmeras vezes para pagar coisas que não tinham relação nenhuma com viajar. Sabendo desse problema fiz esse post com algumas dicas de como mudar essa situação chata e começar um cofrinho gordo para fazer aquela viagem dos sonhos. Essas dicas valem para todos, funciona independente da sua situação financeira. E o melhor é que você poderá aplica-las em tudo, não só em viagem: Comprar um carro, casa própria, pagar a carteira de motorista e até o cursinho de inglês que sempre sonhou.


1) Lugar e pesquisa

O primeiro passo é saber exatamente para onde você quer ir e a partir disto pesquisar valores. Procurar por hotel, refeição, locomoção ou agências de viagem. Sua pesquisa pode ser feita em revistas, internet e até através de amigos. A melhor fonte de pesquisa são as pessoas que um dia já foram para aquele determinado lugar, logo já conhecem a cultura, possíveis hotéis e restaurantes, além de ter dicas surpreendentes para complementar o seu percurso. Após conferir onde é melhor e estipular uma expectativa de quanto você irá gastar ao todo com a viagem, anote em um papel ( E foco nesse valor).

2) Cantinho



Fazer um cantinho é muito importante! Quando você deixa o dinheiro da sua viagem separado da moeda que você usa no dia a dia, acaba se "privando" de pega-lo para qualquer fim. Esse canto deve ser escondido para não despertar o seu interesse em gasta-lo. Pode ser um cofrinho, um pote, uma caixa, use a sua imaginação e decore à vontade. Se eu contar para vocês que meu cofrinho de viagem é um pote de tapioca, vocês acreditam? (Foto ao lado)



3) Determinação

Agora a parte que todos querem saber: Como juntar dinheiro para viajar? 
A determinação é o ponto crucial do artigo, porém como ter? Seguindo essas dicas:
  1. Todo dinheiro colocado no cofrinho, não poderá (jamais) sair. Apenas se for para a viagem. Cada moeda retirada é um passo a menos para a sua viagem.
  2. Estabeleça um valor fixo de quanto deve entrar todo mês no cofre. Como assim?
    Exemplo: Todo mês eu posso/vou colocar R$50. Eu NÃO posso colocar menos do que 50, afim de não quebrar minhas metas.
  3. Quando puder colocar mais do que a meta, faça! Não precisa ser algo constante, mas ajuda muito.
  4. Todas moedas que você não irá usar ou encontrou jogada por ai na sua mochila, coloque no pote. Um troco do ônibus ou da casquinha de sorvete, pois essas moedas se acumulam e viram valores realmente expressivos.
  5. Uma dica legal e que eu faço muito: Eu separo x do meu salário todo mês e coloco no potinho. E todo dinheiro que eu recebo de fora (dinheirinho que a bisa deu de presente, o resto do mês anterior e trabalhos que eu faço) eu coloco lá.
    Exemplo: Eu trabalho no aeroporto, mas no tempo livre vendo doces. Todo dinheiro que eu faturo com as vendas, coloca na caixa da viagem (ou pelo menos parte dele).
    Exemplo2: Meu pai me da 10 reais todo dia para o lanche na escola, mas só o salgado é 5. Vou guardar o resto no pote.
Crie regras para si mesmo, pois elas que vão te ajudar a seguir em frente e alcançar a viagem tão esperada.

4) Pontos

Algo que as pessoas conhecem, mas não usam são os pontos. As companhias aéreas adotam o sistema de pontos, onde você pode usa-los para comprar passagens invés de usar diretamente o dinheiro. Não só companhias aéreas, mas também hotéis.
Como conseguir pontos? Existem sites como a Multiplus e Smiles, onde você transfere do seu cartão de crédito uma pontuação de compras feitas. E esses pontos são acumulativos até uma certa data e nesses mesmos sites, você poderá efetuar a compra de suas passagens/outros.
Jady, o que isso tem ligação com juntar dinheiro? Tudo, pois você pode comprar a passagem com pontos e o dinheiro do cofre utilizar para sobreviver e comprar. O que você gastaria com ticket, agora pode ser usado para outros fins, ajuda muito!
Obs: Toda vez que você fizer um voo, poderá pontuar diretamente no check in da companhia. Os pontos daquela viagem será transferido diretamente para o site que ela é filiada.

Espero que vocês tenham gostado das dicas e se tiverem outras idéias e dúvidas comente nesse post.


Se quiserem um post ou vídeo só sobre pontos e como posso usa-los para viajar, comente #PostPontos.

25 comentários:

  1. Meu Deeus! Esse post caiu do céu. Estava querendo fazer uma viagem de fim de ano com o boy mas o que ta faltando é o dinheiro. Eu até que sou contida para guardar se eu estabelecer metas, mas ele não. Vou mostrar esse post para ele kkkk e ah, adorei a ideia do cantinho da viagem! Inspira muito. E o seu cantinho ta lindo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala para ele juntar pontos para vocês passearem muito haha

      Excluir
  2. Obrigada, seu post realmente era o que eu precisava. Eu já estava economizando e com essas dicas vou economizaar ainda mais... Obrigada mesmo, você me ajudou muito. Amo blogs mais cleans, e seu blog é lindo <3
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh obrigada, eu mesma que fiz ( estou aprendendo web design ). Eu tinha muitos problemas para economizar e finalmente consegui, achei que seria legal dividir com vocês.

      Excluir
  3. Amei o post. Estou em fase final de organização de um intercâmbio e essas dicas vão me ajudar bastante. A principal é a parte em que fala de ter determinação. Sou o tipo de pessoa que gasta tudo e mais um pouco, mas vou tomar seu post com desafio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu meio que estou me desafiando também. Você se sente vitoriosa conseguindo.

      Excluir
  4. Adorei as dicas, eu junto dinheiro assim. Toda moeda que eu tenho ou acho eu jogo no cofrinho, e não tiro de lá pra nada desse mundo. Evito comprar muitas coisas também, só quando muito necessário. Parabéns pelo post!

    Beijos!!

    Camila Nasc | Books Click
    www.booksclick.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas e já vou preparar o meu cofrinho! Eu amo praia e, por isso, vou procurar um lugar bem bacana e começar a me preparar. Espero que eu consiga, haha. É meio complicado, mas vai valer a pena. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico Rio de janeiro, espirito santo e santa catarina. Gostei muito das praias desses lugares. Quero conhecer muito as praias do nordeste.

      Excluir
  6. Confesso que eu não sou muito boa em juntar dinheiro. Sempre que recebo dinheiro, gosto de gastar com roupas, sapatos e tal, mas eu amei suas dicas. Mas mesmo que eu tente, não consigo juntar. Eu penso: hum vou juntar, ai acabo tirando tudo do confrinho. Mas vou tentar dar uma praticada nas dicas que você deu. Amei!

    ResponderExcluir
  7. Seu post ficou ótimo, eu morro de vontade de viajar, mais nunca tenho dinheiro. Eu vou começar a seguir suas dicas, eu não vejo a hora de conseguir juntar um bom dinheiro para conseguir ir. Adorei suas dicas!

    Beijos
    Www.joyceneves.com

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas. Mas aqui aqui em casa todo mundo tem uma compulsão em quebrar antes da hora kkkkk o cofrinho não pode nem estar na metade . kkkkk mas juntar dinheiro, é sempre bo. principalmente pq pode ajudar em momentos que dá aquela apertada.

    ResponderExcluir
  9. AMEI o post! Primeiro porque quero muito viajar nas minhas férias do ano que vem e já tenho que começar a me programar para ficar tranquila e viajar confortável rs
    A dica de guardar o dinheiro em um lugar específico é ótima!!
    Amei as dicas, obrigada <3
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  10. Kkkkk precisava muito dicas assim... Eu tinha um potinho antes pra juntar dinheiro pra viagem, mas agora conheci as maquiagens kkk só junto dinheiro pra isso agora !

    ResponderExcluir
  11. Obaaaaa. Eu to aqui procurando um milagre para conseguir dinheiro para fazer uma viagem para nova york. Vou adotar teus conselhos, vamos ver se da certo hahaha, acho que também tenho um potinho de tapioca ja no fim la na cozinha hahahaha.
    Amei o teu post. Dicas valiosas. vim para ficar. beijos e sucesso

    ResponderExcluir
  12. Nossa lembrei do filme Up altas aventuras, não sei se lembra eles queriam muitos conhecer as montanhas e fizeram um cofrinho, mas nunca deu certo, bom não era sobre o filme que queria falar, eu sinto essa dificuldade em juntar dinheiro para viagem, mas comecei com um cofrinho e vou tentar usar suas dicas pois achei super úteis.
    Obrigada
    Bjus de luz

    ResponderExcluir
  13. Realmente, para querer algo você tem que se sacrificar e para isto a determinação é essencial. Adorei as suas dicas de como guardar dinheiro. Vou casar e preciso escolher logo a lua de mel.

    ResponderExcluir
  14. Que dicas bacanas,eu amo viajar,mas nunca tenho dinheiro e suas dicas vão me ajudara tentar economizar,adorei a ideia do pote para colocar dinheiro,vejo isso no pinterest sempre,e um dia quero tentar reproduzir.Sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Adorei suas dicas e adorava ter a determinação de cumprir todinhas. Nesse momento é completamente impossível, pois o dinheiro do salário não chega para as despesas. Tou indo buscar na reserva... tenho que arrumar um trabalho urgente, mas aqui está em crise... vamo ver no que dá... depois conta como foi sua viagem ;)
    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderExcluir
  16. AMEI AMEI AMEI! Ótimas dicas! Estou há tempos tentando planejar mas não sei como juntar grana!

    ResponderExcluir
  17. Que post perfeito! Como eu amo viajar e eu faço de tudo para economizar para viajar.

    ResponderExcluir
  18. Estou precisando aJuntar uma grana adorei as dicas

    ResponderExcluir
  19. Menina que post maravilhoso, são dicas valiosas, e para quem adora viajar como eu, esse post caiu do céu, simplesmente amei <3

    ResponderExcluir
  20. Jady vc arrasou no post!!! saindo daqui irei correndo compartilhar ele....sabe que a questão de guardar o dinheiro eu acredito que seja a mais difícil sabe, porque estabelecer uma meta e não poder falhar é hard, mas realmente é necessário, e menina eu confesso que nunca entendi direito esse negócio de pontos haha, na verdade eu sei que perdi por não usar então eu quero(necessito) o Post de Pontos e Pronto ! rs #PostPontos.

    ResponderExcluir