domingo, 30 de outubro de 2016

O que você precisa comer quando for na Polônia!

Dzień dobry meninos e meninas. Tenho certeza que se você tentar procurar qualquer coisa sobre a Polônia no google, não irá encontrar nada tão transparente. E por esse motivo estarei aproveitando todos os feedbacks da minha amiga Thaís. Ela esta nesse exato momento fazendo um intercambio na Europa oriental, e vai compartilhar muitas informações interessantes sobre países diferenciados conosco. E é claro, a Polônia não pode ficar de fora dessa. Aqui está uma listinha maravilhosa de comidas que chamaram a nossa atenção e são deliciosas (Acompanhadas com suas receitas):


Szarlotka


Na Polônia se cultiva muito as macieiras e a população costuma a fazer pratos e sucos naturais com os frutos. Para quem não conhece a Szarlotka é uma torta de maça quente que pode vir acompanhada de sorvete ou creme de nata. É um dos pratos que mais chama atenção na culinária polaca e que você PRECISA provar caso um dia decida visitar a terrinha. E claro, quem não pode ir ainda, não ficara de fora da experiencia. Aqui esta a receita que eu encontrei no blog Maça Assada.


Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
250 gramas de manteiga
150 gramas de açúcar
2 gemas

Recheio:
750 gramas de maçãs descascadas, descaroçadas e partidas em cubinhos
70 gramas de açúcar
1 colher (sopa) de vinho do Porto
1 colher (sopa) de açúcar baunilhado
1 colher (chá) de canela
Margarina para untar e farinha para polvilhar a forma

1. Começar por preparar a massa: juntar todos os ingredientes e amassar até obter uma peça homogênea. Envolver em película aderente e guardar no frigorífico pelo menos por 30 minutos;
2. Entretanto, preparar o recheio: numa frigideira grande, colocar a maçã, o Porto, a canela e os açúcares. Envolver bem e levar a fogo médio. Deixar cozinhar uns 15 minutos, mexendo sempre para não colar;
3. Pré-aquecer o forno a 180º. Untar com margarina e polvilhar uma forma redonda de bolo (cerca de 25 cm de diâmetro);
4. Montar a torta: dividir a massa em duas partes. Estender a primeira e forrar a forma, picar com um garfo e levar ao forno uns 15 minutos. Retirar e cobrir a massa com o recheio de maçã, que por sua vez é coberto com a segunda metade da massa entretanto estendida;
5. Picar a torte com um garfo e levar ao forno cerca de 30 minutos. Antes de servir, polvilhar com açúcar em pó.

A szarlotka é, normalmente, servida com chantilly ou uma bola de sorvete.

Barszcz

Foto de narwen cuisine

No país há outros pratos com beterraba, mas o que se destacou é uma sopa que tem em todas as nações eslavas, a Barszcz, que possui uma forte coloração vermelha. Pode ser feita com diversos outros legumes e carnes e ser servida com nata (creme de leite) e batatas cozidas, kasha, uma papa de cereais ou Pierog. Encontrei a receita no Blog Narwen Cuisine.

Ingredientes:
400g de beterraba vermelha (cerca de 2 pequenas)
500ml de caldo de carne*
1 pedaço de cebola
3 grãos de pimenta
1 folha de louro
80ml de sour cream**
1 colher de sopa de farinha
1/2 colher de sopa de vinagre branco
Sal e pimenta preta q.b.
1 haste de aneto fresco (opcional)

Lave muito bem as beterrabas, retirando-lhes previamente as folhas.Numa panela coloque as beterrabas inteiras e com casca, a folha de louro, o pedaço de cebola e os grãos de pimenta. Cubra com água e leve ao lume durante cerca de 30 minutos ou até que as beterrabas se encontrem cozidas (espete-as com um garfo e se estas se encontrarem um pouco moles é porque estão prontas).Retire as beterrabas do tacho e deixe-as arrefecer um pouco. Em seguida, descasque-as puxando-lhes a pele, ela irá soltar-se facilmente. Corte as beterrabas em pedaços e desfaça-as em puré usando um processador de alimentos.Numa taça junte as natas com o sumo de limão, mexa e aguarde 15-20 minutos. Após este tempo elas irão espessar bastante e deve juntar-lhe a farinha, mexendo bem para homogeneizar.Noutra panela coloque o cubo de caldo de carne juntamente com a água. Deixe que este se dissolva e junte o puré de beterraba, tempere com sal e pimenta preta. Deixe cozinhar por 10 minutos. Ao fim deste tempo, junte o vinagre e a mistura de sour cream com farinha. Mexa um pouco e deixe cozinhar por mais 1-2 minutos.Sirva quente com aneto.

Notas:
Caldo de carne: Junte 1 cubo de caldo de carne a 500ml de água.

Sour Cream (natas azedas): Junte 1 colher de chá de sumo de limão a 80ml de natas, mexa e aguarde 20 minutos.

Pierogi

São pasteis de massa cozidos e depois fritos ou assados. No país são considerados como prato nacional e servidos com uma grande variedade de sabores. Eles vem recheados com repolho, espinafre, cogumelo, carne, batata, queijo temperado, coalho, doce de queijo com uma pitada de baunilha, mirtilos ou outras frutas. Você pode escolher alguns desses ingredientes para fazer o seu pierogi. Quando doces são servidos cobertos com creme de leite e açúcar. Encontrei a receita muito bem explicada com fotos e textos em inglês no blog Recipes Hubs. Então preferi deixar o link a disposição aqui no miss mundo. Basta clicar no link acima e depois em " Get recipe". Uma nova aba vai abrir com o passo a passo.

Você poderá encontrar o pastel no sul do Brasil em restaurantes típicos e feirinhas.

Bigos

É um guisado de couve branca ou chucrute acompanhado de uma variedade de carnes e rico em temperos. A aparência não é a melhor de todas, mas o sabor surpreende a qualquer um. Encontre a receita no site Comida e Receitas.

Ingredientes:
200g de cogumelos secos
2 xícaras (chá) de água
300g de linguiça defumada
500g de costela suína defumada
100g de toucinho cortado em cubos
6 dentes de alho picados
3 cebolas cortada em cubos
3 tomates cortado em cubos
2 litros de caldo de carne
500g de chucrute Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
250g de creme de leite
1 colher (sopa) de suco de limão

Lave o cogumelo em água corrente.
Coloque-o em uma bacia com água e deixe hidratar por 15 minutos.
Escorra a água e corte os cogumelos em tiras.
Reserve.
Retire a membrana da linguiça e corte-a em rodelas e reserve.
Corte a costela suína em tiras no sentido do osso e reserve.
Coloque o toucinho em uma panela e frite-o em fogo baixo por 10 minutos.
Adicione o alho e refogue por 5 minutos.
Acrescente a cebola e o cogumelo, misturando por 15 minutos.
Junte a linguiça e a costela e frite por 10 minutos.
Junte o caldo de carne e deixe cozinhar por 30 minutos.
Quando a carne estiver cozida, adicione o tomate e o chucrute, deixando por mais 15 minutos no forno.
Acerte o sal e a pimenta.
Bata o creme de leite com o suco de limão.

Acrescente ao prato, sem misturar, antes de servir.

Se você conhece outros pratos servidos na polônia, comente o nome aqui em baixo.

24 comentários:

  1. Que maldade meu Deus. Essa sopa de beterraba é lindíssima e parece uma delícia. Amei conhecer o pastel e que maldade essa torta de maça, ver isso sem poder comer doce é uma grande tortura.
    Já quero conhecer a Polônia... kkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Szarlotka e o Pierogi me encheram de vontade de comer viu? Olha acho que nem preciso ir para Polônia para comer, vou até salvar a receita. Pois fiquei com muita lombriga. Obrigada por mostrar de um jeito bem interessante a cultura de outro país.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com água na boca!!! Eu sou louca por massa, então já dá pra imaginar que me encantei por esse Pierogi. E esse Szarlotka parece com uma torta de maçã que uma amiga um dia fez e levou um pedacinho pra mim, deu até uma saudade!
    Vou guardar essas dicas e receitas, e pedir pra mainha fazer um agrado pra mim enquanto eu não vou na Polônia né haha

    Beijos!
    https://jesuistata.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, deu até agua na boca! Acho que vou fazer hein, adorei a receitinha. Adoro massas, amo beterrada ❤ um beijão ❤

    ResponderExcluir
  5. Fiquei quase morrendo de vontade de comer isso tudo!Eu super comeria o Pierogi por que eu amo pastel,e a Szarlotka com sorvete porque né,o único que eu não comeria é o Barszcz eu odeio sopa,adorei o post por trazer receitas de outras culturas.

    ResponderExcluir
  6. Deixa eu pegar um babador aqui kkk, amo massa e esse Pierogi me deu uma vontade imensa de provar, e essa sopa de beterraba então?1 nossa que maldade, já vou salvar essas receitas aqui e colocar na minha agenda mais um lugar que eu preciso conhecer <3
    Mil Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossaaaaaa que fomeee enorme deu aqui o/
    Vou salvar as receitas e pedir pra minha mãezinha fazer hehe
    Achei tudo com uma cara deliciosa.
    Parabéns pelo ótimo post e beijinhoss.

    ResponderExcluir
  8. Menina, você me deixou com vontade de comer tudo isso aí! Sério. O Szarlotka e o Barszcz parecem ser ótimos, fiquei com muita vontade de experimentar. Ah, o Pierogi também parece ser bem bom. Adorei teu post! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ai que maldaaaaade ver isso agora!!! hahaha Todos parecem deliciosos! Até o de beterraba (que não sou exatamente muito fã haha) parece ótimo! Vou deixar esse link favoritado aqui pq tem grandes chances de um desses ser meu almoço no proximo fds, e acho que será o Pierogi! Se der certo te mando foto! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paola, não esqueça de mandaaaaar a foto. Amei muito o seu blog.

      Excluir
  10. Deu uma fominha vendo estas fotografias de pratos que parecem tão apetitosos, esta primeira receitinha tem muitos ingredientes acessível mesmo no Brasil, acredito que vale a pena replica la parece muito boa. Super beijo da Luma 😘

    ResponderExcluir
  11. Babei, babei, babei... Eu adoro comer e, confesso que você me deixou com água na boca. Apesar de aqui serem já 1h da manhã, acho que comia um pouquinho de cada (acho não, tenho a certeza). Já guardei seu post. Tenho que fazer as receitas ;) (eu adoro comer)

    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do post, achei bem diferente e interessante pra alguém como eu, que não entende nada de fora. Sou um pouco fresca para comida, então já da pra imaginar minha cara né kkkk, acho que de todos eu provaria o Pierogi. Beijos =*

    ResponderExcluir
  13. Aii que vontade! Gostei do post, adoraria conhecer a polônia, minha irmã ja visitou 2 vezes, ela sempre diz ser um lugar que você não deseja mais ir embora hahah

    ResponderExcluir
  14. NUNCA tinha pensado em conhecer a Polônia, mas depois desse post até que bateu uma vontadezinha, viu? hahaha esse Szarlotka parece ser uma delícia, só falta eu conseguir pronunciar no nome hahaha

    ResponderExcluir
  15. Eu fiquei com água na boca por causa dessa torta de maçã deles, gente. Já pedi aqui meu marido pra tentar se arriscar em preparar uma mais rápido possível pra gente comer e matar a vontade rs
    Muito interessante esse seu post, eu desconhecia todos esses pratos.
    Beijos
    Blogconteudofeminino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Bigos me deixou com água na boca com certeza, sou doida pra viajar para esses lugares e conhecer a culinária, sempre chamam minha atenção porque quando se fala de comida eu to pronta pra tudo !! Adorei, beijos

    ResponderExcluir
  17. A questão é: será que vou conseguir entrar no avião de volta para casa depois de provar todos os pratos? Haha Simplesmente com água na boca só de olhar para essas fotos *-* Único que não comeria é o de beterraba - odeio </3

    ResponderExcluir
  18. Nossa, deu fome aqui vendo essas delícias. O bolo de maçã lembra os Streuselkuchen daqui. Com essa farofinha doch por cima. Adoro!!!
    E essa receita também é bem fácil, dá pra testar legal em casa né.
    E esse pierogi deve ser também delicioso, também parecido com o Maultaschen muito consumido aqui na Alemanha também.

    ResponderExcluir
  19. Olha, nunca fui à Polska mas já experimentei todos esses pratos e adorei. A Polônia é um dos países que estão no meu roteiro pro ano que vem. Vou morrer de comer essa torta de maçã lá. Adorei o post e ainda bem que não estou com fome ou ia ficar muito braba com você senhorita. ehehehehehhe

    ResponderExcluir
  20. Olha só em olhar suas fotos já me deu água na boca rsrsrs Nunca pensei na Polônia e uma ótima dica gastronômica para quem for visitar. As receitas parecem ser fáceis de fazer. Amei as dicas! Um grande beijo

    ResponderExcluir
  21. Com certeza quero provar a szarlotka, não sou muito fã de maça mas imagino que uma torta quente com sorvete deve ser uma combinação maravilhosa! E o Pierogi, porque amo pastel! hahaha imagino o quão gostoso deve ser, já quero ir para a Polonia ou tentar fazer aqui em casa!

    Beijos,

    www.rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
  22. Socorro, o prato da primeira foto - não vou nem voltar lá pra ver o nome, nem vou lembrar quando chegar aqui em baixo kkkkk - parece muito Cuca, que a gente come aqui no sul! Ia adorar comer! O segundo eu odeio beterraba, do tipo que nunca vou comer na vida, então nem chego perto kkkkk, o terceiro também me chamou a atenção e eu gostaria de provar, e o último não me interessou muito kkkkk
    Seguindo, segue de volta? http://www.horadaleituraa.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Adorei, me deu água na boca <33
    Parabéns pelo blog,já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir